Valor do Auxílio doença acidentário: Tudo que precisa saber

As Leis trabalhistas servem, dentre outras coisas, para amparar o trabalhador diante de momentos necessários, privilegiando sua saúde. É nesse sentido que observamos os auxílios ofertados em casos de acidentes e doenças.

Como esse benefício é capaz de gerar diversas dúvidas, confira abaixo o Valor do Auxílio doença acidentário, dentre outras informações que são importantes para que possa entendar de maneira devida acerca do assunto.

Como funciona o auxílio-doença acidentário?

Denominamos como auxílio-doença acidentário a modalidade na qual um determinado empregado passa a receber um valor determinado como auxílio em razão de acidente de trabalho ou doenças ocupacionais, que estão associados à pratica de suas atividades nesse mesmo espaço.

Dessa forma, ele ressalta a incapacidade temporária desse colaborador seguir com as suas atividades incomuns, sendo necessário repouso e tratamento para sua melhora, não podendo ser essa uma causa de impacto negativo em seu trabalho e vida financeira.

Quanto é o auxílio-doença acidentário?

Previsto no Artigo 61 da Lei 8.213/91, o auxílio-doença acidentário é instituído no valor de 91% do salário de benefício do segurado que está fazendo essa solicitação, não podendo ser uma quantia acima da média de contribuição do último ano corrido.

Para ter uma noção de benefício do segurado, tenha em vista todo o seu histórico de contribuições, levando em consideração que o INSS usa como base principal as contribuições de maior valor feitas desde 07/1994.

Como conseguir auxílio-doença Acidentario?

Caso você se enquadre no perfil de quem tem direito a receber esse auxílio, leve em consideração que há, basicamente, 3 maneiras de fazer essa solicitação, sendo esse o meio de comprovar todo o contexto e conseguir o benefício.

Essas 3 maneiras citadas anteriormente, são as seguintes:

  • Site ou aplicativo do INSS;
  • Central telefônica do INSS;
  • Agência da Previdência Social.

Em todos esses casos, poderá explicar o caso e dar início a solicitação, bem como tirar outras possíveis dúvidas mais específicas.

Quanto tempo demora um processo de auxílio acidentário?

O prazo descrito para o INSS quanto ao período de análise dessa solicitação é de, no máximo, 60 dias. Em 2021 ocorreu uma mudança nesse sentido, visto que antes o prazo instituído era de 15 dias.

Caso o prazo não seja cumprido, é possível realizar uma reclamação formal na ouvidoria do INSS, mas de modo geral é possível obter um retorno já antes do período estabelecido.

2024.03.21