Carta de recomendação: Saiba tudo sobre o Modelo
Um bom profissional certamente possui melhores chances de se inserir e permanecer no mercado de trabalho. Nesse sentido, ter um suporte que o qualifique é algo muito importante e que faz toda a diferença para um primeiro contato com um possível empregador.
Assim, um dos meios que possibilitam a comprovação dessa qualificação é a Carta de recomendação, modelo sobre o qual falamos mais detalhadamente abaixo. Siga conferindo:
O que é Carta de recomendação?
A Carta de recomendação é um modelo que atesta qualidades positivas de uma outra pessoa, sendo especificamente voltada para o ambiente profissional e tendo como intenção gerar maiores oportunidades no mercado de trabalho.
Assim, é uma carta onde podem haver informações de resultados anteriores do indivíduo tanto no meio acadêmico quanto profissional, pois dessa maneira um propenso empregador conseguirá ter boas referências do candidato à vaga.
Vale frisar ainda que não é como uma certificação formal, a exemplo de diplomas, mas também é uma forma válida de se apresentar.
Como fazer uma Carta de recomendação?
Uma carta de recomendação é baseada nas qualidades daquele a quem se refere, por isso estipular pontos positivos com relação a essa pessoa é a etapa mais importante da sua redação, ainda que não seja a única.
Outro ponto, nesse caso mais objetivo, é caracterizar a si mesmo, citando nome e a relação que possui com a pessoa, evidenciando também feitos que foram realizados pela mesma enquanto esteve em contato com você.
Ou seja, ainda que se trate de um modelo repleto de subjetividades, é muito importante que nele constem detalhes mais concentros, exemplos reais que justificam as qualidades mencionadas e dão uma maior credibilidade para o texto.
Quem pode me dar uma Carta de recomendação?
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é somente antigos chefes que podem fazer e entregar uma carta de recomendação, havendo diversas pessoas que podem te ajudar nesse sentido para uma melhor apresentação.
Entre essas pessoas, estão principalmente aquelas que ocupam cargo de gerência e supervisão, mas também colegas de trabalho que podem citar o seu comportamento em equipes, citando características como a liderança, comunicação e sociabilidade.
Quem esteve presente em sua vida acadêmica também pode redigir uma carta de recomendação para você, sendo esse o caso de professores e coordenadores de cursos, valendo para colégio, curso técnico e faculdades.
Pode pedir Carta de recomendação?
Se a sua dúvida é se a carta de recomendação precisa partir de uma iniciativa voluntária, saiba que não necessariamente e você pode pedir pela mesma, principalmente quando há uma relação de proximidade com quem pode fazer e assinar a mesma.
Outro detalhe é que durante entrevistas de emprego não é comum que esse modelo seja solicitado, mas você pode mencionar a presença dele e entregá-lo, sendo esse um ponto positivo para agregar ao seu perfil enquanto candidato.
Qual a diferença de Carta de referência e Carta de recomendação?
A essa altura, talvez você esteja em dúvida se carta de recomendação e carta de referência são a mesma coisa, mas não, são modelos diferentes. Vamos te explicar melhor qual ponto as difere!
Na prática, a carta de referência é um modelo mais básico, enquanto a carta de recomendação se caracteriza por ser mais técnica. Ambas são bem aceitas, mas caso possa, solicite preferencialmente a carta de recomendação.