Estágio profissional: O que é, objetivos e +
Se você é um jovem em busca de maneiras de se inserir no mercado de trabalho, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o Estágio profissional, um dos melhores meios que terá para fazer isso e obter conhecimento, experiência e claro, ganho financeiro.
Logo abaixo, seguimos te explicando tudo sobre para que não restem dúvidas e assim, possa se tornar um estagiário logo em breve. Confira:
O que é Estágio profissional?
O Estágio profissional é um das primeiras etapas para iniciar uma carreira na profissão escolhida, sendo o momento onde estudantes podem passar a colocar em prática aquilo que estão aprendendo, além de conquistar novos aprendizados.
Dessa forma, é um momento muito importante de ganho de experiência, uma vez que é comum que em um curso superior ou técnico a gente acabe aprendendo mais sobre a prática, havendo um certo déficit na parte prática da função a ser desempenhada.
É comum que essa etapa de desenvolvimento ainda nos revele novas oportunidades, por isso devem ser buscadas e devidamente aproveitadas, gerando resultados também a longo prazo.
Quais os tipos de estágio?
Agora você já sabe o que é um estágio profissional de maneira ampla, mas o momento é também para entender sobre todos os tipos de estágios que podem encontrar, tanto pelo seu nome quanto pela especificação que possui.
Assim, para que possa entender melhor, vamos explicar sobre cada um deles de forma individual, mas já adiantamos que cada tipo tem sua importância, viu? Vamos lá:
Estágio remunerado
O Estágio remunerado é, basicamente, aquele em que o estagiário contará com uma remuneração, ou seja, terá um ganho direto diante da atividade desempenhada.
Esse modelo é muito utilizado para que as empresas atraiam o público jovem para vislumbrarem a possibilidade futura de efetivação, sendo uma boa chance de se inserir logo cedo no mercado de trabalho.
Estágio supervisionado
Ao longo do estágio supervisionado, o estudante deve realizar relatórios, além de ser acompanhado de perto pelo seu professor ou profissional que está acompanhando a realização de determinadas atividades. Também é um momento de grande ganho de experiência.
Estágio obrigatório
Como o próprio nome já é capaz de nos sugerir, o estágio obrigatório é aquele que você precisa fazer antes de finalizar o curso. Essa é uma obrigação em algumas áreas e visa fazer com que um profissional não se forme sem antes ter uma experiência prática.
Cada instituição de ensino tende a estabelecer as horas que precisam ser cumpridas, geralmente fazendo também uma indicação de locais onde os jovens poderão encontrar oportunidades para estagiar.
Estágio voluntário
De forma livre, você também pode optar pelo estágio voluntário, onde não terá ganhos financeiros mas sim de conhecimento, se tornando uma maneira de entender melhor sobre o mercado e por vezes se colocar a frente dos colegas de turma.
Qual o objetivo do Estágio profissional?
De forma geral, o principal objetivo do estágio é contribuir para que os jovens tenham experiência prática antes de concluírem seus cursos e serem oficialmente lançados ao mercado de trabalho, fazendo com que isso aconteça já com eles tendo certa experiência.
Mas é claro, isso não significa deixar toda a teoria de lado para que possam vivenciar a práticar, mas sim fazer com que possam pensar em maneiras de aliar ambas as áreas, fazendo um bom trabalho e demonstrando o conhecimento obtido.
Qual o valor do salário de um estagiário?
E se você está pensando no estágio remunerado, uma boa opção para ter ganhos financeiros e também intelectuais de forma simultânea, entendemos que uma constante dúvida nesse caso seja o salário que irá receber.
Na verdade, a resposta para essa questão depende bastante do local e área. Por isso, o que podemos fazer é te dizer que a média salarial para um estagiário no Brasil hoje é de R$862, além de contarem com benefícios como vale transporte.
Contudo, para quem realiza estágio em áreas como programação, por exemplo, o valor pode chegar a dobrar.
Quanto tempo dura o contrato de estágio?
Não há prazo mínimo para um contrato de estágio. No entanto, o que ocorre é que uma pessoa não pode ser mantida por mais de dois anos em uma empresa como estagiária.
Dessa forma, após o final desse prazo o jovem pode ser efetivado como parte do quadro de funcionários regulares ou demitido, o que depende tanto de sua vontade própria quanto do desejo que possui o empregador.
Vale ressaltar que esse prazo máximo não é aplicável caso estejamos nos referindo a um estagiário que possua qualquer tipo de deficiência.
Quem pode fazer um estágio?
Não há muitas regras para que possa ser um estagiário, mas certamente a principal delas é que seja um estudante, o que pode se referir tanto ao ensino médio quanto a cursos superiores e técnicos.
Estando devidamente matriculado, existem apenas alguns aspectos que devem ser atendidos, a exemplo da frequência nas aulas, não sendo possível fazer um estágio no mesmo horário de matrícula, evitando que um compromisso possa atrapalhar o outro.
No caso dos cursos superiores, o mais comum é que sejam aceitos como estagiários apenas aqueles que estão cursando ao menos o 4º semestre, mas em alguns casos isso não é lido como fundamental pelas empresas. Por isso, se atente ao que é especificado na oferta de vaga.
Como conseguir um Estágio profissional?
A primeira dica para conseguir um estágio é que se dedique aos estudos, a partir disso terá uma melhor noção de como desempenhar determinadas atividades e tem uma maior chance de ser aprovado em processos seletivos, além de que alguns professores costumam fazer indicações aos seus melhores alunos.
Outro detalhe é preparar um currículo! Nele, insira informações como objetivo, competências que domina, curso que está em andamento e ano de previsão para a sua conclusão, além de outras experiências, caso hajam.
Com os dois aspectos anteriores já sendo atendidos, busque por vagas. Isso pode começar no próprio meio virtual onde grande parte delas já são disponibilizados, mas caso já tenha um local em mente, também pode ir pessoalmente verificar se há vagas e deixar o seu currículo.
Pesquise bem sobre as empresas e se prepare para a emprevista, já que esse é um momento crucial para os entrevistadores decidirem se te terão ou não como estagiário.