Aposentadoria proporcional: Como funciona?

Muitas pessoas sonham em se aposentar e encontram na modalidade de Aposentadoria proporcional uma boa oportunidade de acelerar esse processo, podendo se aposentar mais cedo graças à esse beneficiado que é direcionado pelo INSS a algumas pessoas.

Para que possa tirar todas as suas dúvidas sobre e entender se é enquadrado no perfil beneficiado, siga conferindo as principais informações sobre o tema logo abaixo, olha só:

Como é feito o cálculo da aposentadoria proporcional?

O cálculo para que tenha noção do valor a ser recebido caso opte por aposentadoria proporcional não é tão complicado. Para isso, comece fazendo a média dos seus maiores salários desde julho de 1994, considerando 80% deles.

Em seguida, já com o resultado em mãos, basta multiplicar pelo Fator previdenciário. Já para finalizar o cálculo, deve multiplicar 70% + 5% por cada ano que for além do tempo mínimo de serviço exigido para a modalidade.

Quem tem direito a pedir aposentadoria proporcional?

Com as mudanças no INSS, as exigências para que possa ter direito a usufruir da aposentadoria proporcional devem ter sido cumpridas até o dia 13/11/2019, mesmo que a solicitação esteja sendo feita somente agora.

Ainda sobre o que é exigido, os parâmetros são diferentes para homens e mulheres, então vamos especificar o que se mostra necessário para cada caso em específico.

No caso dos homens, é necessário ter contribuído com o INSS desde antes de 16/12/1998, ter ao menos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. Além disso, é exigido um pedágio de 40% do tempo que restava para completar esses 30 anos em 16/12/1998.

Já para as mulheres, é exigida a idade mínima de 48 anos. Nos outros aspectos, como tempo de contribuição e pedágio, são consideradas as mesmas datas, mudando somente o fato de que precisa ter contribuído por 25 anos, e não 30.

Vantagens

O principal ponto positivo dessa modalidade de aposentadoria, e também o que acaba atraindo muitas pessoas, é justamente a possibilidade de se aposentar antes do tempo determinado, realizando um adiantamento nesse sentido.

Outra vantagem é que estão sempre surgimento novas regras quanto às exigências para se aposentar, e adiantar a aposentadoria representa que poderá evitar contar com novas obrigações que venham dificultar o processo.

Desvantagens

Já no que se refere a desvantagens, a principal delas está ligada às finanças, visto que optando pela aposentadoria proporcional você irá receber um valor mensal menor do que se realizasse a espera pelo tempo formal exigido.

Em razão disso, vale a pena analisar a sua própria realidade financeira para entender o que vai funcionar melhor no momento, evitando surpresas a partir do conhecimento acerca de todos os aspectos mais importantes.

2024.06.21